Dúvidas Frequentes




O que é o reajuste financeiro?

É um reajuste realizado anualmente, ou na menor periodicidade permita em lei e acontece independentemente, da data de adesão ao benefício. O reajuste financeiro tem objetivo preservar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato coletivo e assegurar a continuidade da cobertura de custos assistenciais pelo plano de saúde contratado.

Quando é aplicado o reajuste financeiro?

 A aplicação do reajuste ocorre anualmente, ou na menor periodicidade prevista na legislação e acontece no mês de aniversário de contrato coletivo entre a entidade de classe e a Operadora. O período de aplicação deste reajuste independe da data de admissão do beneficiário ao plano de saúde coletivo.

O percentual do reajuste financeiro está acima do que foi noticiado pela mídia, porquê?

A equação que reajusta os planos de saúde não é composta apenas de um índice de preços. Ela contempla a frequência de utilização do serviço, variação dos custos de saúde, incorporação de novas tecnologias, procedimentos médicos, bem como, o uso cada vez mais difundido e frequente de tecnologias sofisticadas e mais caras, acrescendo-se ainda, o aumento da idade média da população, fatores que conjuntamente colaboram significativamente para onerar os custos médico-hospitalares e torna o indicador de reajuste de preços dos planos de saúde superior às taxas de inflação.

A AllCare sempre atua para reduzir o impacto desses fatores sobre o custo dos planos de saúde coletivos por ela administrados, com ações efetivas para ampliação da base de beneficiários e estímulo do uso consciente do plano de saúde, apoiando, ainda, as campanhas de estímulo à medicina preventiva.

Como é definido o reajuste financeiro?

O reajuste financeiro, que acontece anualmente, ou na menor periodicidade permitida em lei, tem por objetivo preservar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato coletivo, de forma a assegurar a continuidade da cobertura de custos de assistência médico-hospitalar contratada junto a Operadora de planos de saúde.

O índice aplicado é apurado mediante a relação entre as receitas e as despesas suportadas pelo plano de saúde, que entre outras de ordem administrativas contemplam o nível de utilização dos beneficiários participantes (sinistralidade), a variação dos custos médico-hospitalares, que contempla os preços de materiais, equipamentos, novas tecnologias e profissionais de saúde.

 Os custos da medicina vêm subindo muito acima da inflação média, realidade que se aplica no Brasil e ao restante do mundo.

O índice que incidiu sobre o seu plano de saúde resultou de grande esforço negocial entre a AllCare e sua Operadora de Planos de Saúde, obtendo-se com isso o menor percentual de reajustamento possível para a manutenção da viabilidade do contrato, sem comprometer a qualidade do atendimento e da assistência contratada.

Tenha certeza de que você permanece contando com uma excelente alternativa de plano coletivo.

Não tenho como pagar ou não concordo com o valor do reajuste financeiro. O que faço?

Todos os planos de saúde sofrem reajustes financeiros. Esses reajustes são necessários para preservar o equilíbrio financeiro dos planos e, assim, garantir que você continue contando com a cobertura assistencial contratada.

Como maior administradora de benefícios do Brasil e detentora da mais completa linha de planos de saúde coletivos por adesão do país, a AllCare possui alternativas, em diversas operadoras e categorias de produtos. Entre em contato com nossa Central de Atendimento para receber orientações e encontrar a solução mais adequada para a sua realidade.