10 cuidados com a pele no verão que você deve ter

Mãe passando protetor solar na filha na praia para cuidar da pele

Os cuidados com a pele precisam acontecer o ano todo e ganham ainda mais importância no verão. Já que essa época do ano, muito mais quente, facilita o ressecamento, queimadura, envelhecimento precoce e doenças relacionadas à exposição excessiva ao sol, como o câncer de pele.

Para isso, seguir algumas dicas simples pode fazer a diferença neste verão e para o restante da sua vida.

1. Use protetor solar

Essa é a primeira e a mais importante dica, quando o assunto é proteção da pele contra os raios UVA (raios solares que alcançam a camada interna da pele – a derme) e UVB (raios solares que atingem a camada externa – a epiderme).

O nível de proteção está diretamente ligado ao chamado FPS (Fator de Proteção Solar), normalmente identificado por um número no rótulo do produto. Quanto maior o número, maior o fator de proteção.

O recomendado é que a aplicação aconteça de 20 a 30 minutos antes do contato com os raios solares, reaplicando o produto a cada três horas, e que seja feita no corpo todo, inclusive nas áreas que não estão diretamente expostas ao sol.

2. Mantenha-se sempre hidratado

As temperaturas mais altas exigem hidratação redobrada. Portanto, é importante aumentar a ingestão de líquidos no verão, principalmente de água. Não espere sentir sede para beber água. Em geral, é recomendado pelo menos 2 litros por dia.

Coma também frutas que têm alto teor de água, como melancia, melão e uva. E cuidado com a cerveja e outras bebidas alcoólicas, pois elas desidratam.

Além disso, é importante hidratar a pele passando um bom creme, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.

3. Uma pele limpa, seca e hidratada é fundamental

Manter a pele limpa é muito importante para se manter saudável. Ainda mais porque, geralmente, suamos mais nesta época do ano. O ideal é tomar, pelo menos, 2 banhos ao dia. Se sentir necessidade de um número maior de banhos, fique atento para que seja utilizado somente água, já que o uso excessivo de sabonete pode ressacar a pele.

Depois do banho, é importante secar bem a pele, principalmente entre os dedos e articulações para evitar a proliferação de bactérias e fungos, que adoram locais úmidos para se reproduzirem.

E, para finalizar esse ritual de limpeza, um bom hidratante corporal é sempre bem-vindo. Dê uma atenção especial para joelhos, cotovelos, pés e mãos, que costumam ser regiões mais ressecadas.

4. Evite pegar sol diretamente no corpo

Muita gente adora “tomar sol” para estimular o bronzeamento da pele, mas é importante lembrar que essa prática é prejudicial, principalmente entre os horários de mais força dos raios solares, que acontecem ente às 10h e 16h.

Opte sempre por locais de sombra, uso de chapéu, boné e guarda-sol.

5. Evite o sol logo após a depilação

“Depilar o corpo ou o rosto pouco antes de ir à praia ou à piscina é um erro grave. Embora muitas mulheres ainda cometam esse descuido, ele pode provocar o surgimento de manchas escuras na pele. O ideal é que a depilação seja realizada com, pelo menos, 72 horas de antecedência. No período de férias, por exemplo, uma boa alternativa é recorrer à depilação com cera, já que, ao retirar os pelos pela raiz, (o resultado) é mais prolongado e evita que as mulheres deixem de pegar sol porque precisam voltar a se depilar”, sugere a Dra. Keila Mitsunaga, dermatologista do HCor.

6. Escolha roupas adequadas

Você sabia que as cores das roupas influenciam no nível de proteção da pele? Roupas escuras tendem a absorver muito mais os raios ultravioleta e alguns tecidos mais pesados estimulam a transpiração excessiva e dificultam a transpiração.

Entre os tecidos mais indicados estão o algodão e o linho. Outras alternativas são tricoline, seda, malha e viscose. Evite tecidos sintéticos.

7. Aposte no consumo de betacaroteno

Os alimentos que possuem betacaroteno possuem antioxidantes que protegem a pele dos danos causados pelo sol. Além disso, os carotenoides, que estimulam a produção da melanina, ajudam a deixar a pele mais bronzeada de forma natural e saudável. Então, aposte na ingestão de cenoura, abóbora, beterraba, mamão.

8. Dê preferência para uma alimentação saudável

A Associação Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta sobre a escolha dos alimentos que compõe a alimentação diária, aproveitando a maior disponibilidade de comer de maneira mais saudável em dias de muito calor.

O ideal é optar por alimentos grelhados, cozidos ou crus, além de muitas frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos. Essa adequação irá ajudar na hidratação corpórea, prevenir doenças e adiar os sinais de envelhecimento da pele.

9. Tome banho de água doce ao sair do mar

Depois de um dia de praia, é fundamental tomar um banho de água doce para tirar o sal do mar e a areia do corpo que propiciam o ressecamento da pele e facilitam fissuras: porta de entrada de bactérias e microrganismos.

10. Evite água quente

Evite tomar banho de água quente no verão, água com temperaturas muito altas prejudicam a hidratação da pele, já que a camada de gordura superficial acaba sendo retirada, reduzindo o nível de proteção.

Cuidados com a pele são essenciais para evitar o câncer

O Ministério da Saúde alerta sobre o câncer de pele que ocorre principalmente nas áreas do corpo que estão mais expostas ao sol, como, por exemplo, o rosto, pescoço e orelhas.

Alguns sintomas da doença são manchas que coçam, descama ou sangram. Pintas e sinais que mudam de tamanho, forma ou cor, além de feridas que não cicatrizam também merecem atenção.

A qualquer sintoma ou sinal, procure imediatamente um médico para uma consulta, diagnóstico e, caso necessário, tratamento.

Confira outros textos com mais dicas para você cuidar da sua saúde aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *